12.10
postado por: Gabriela Brizzi

edsthegua

Ed Sheeran em entrevista para o The Guardian:

Você acabou trazendo também um novo livro, Ed Sheeran: A Visual Journey, e ainda você diz na introdução que se sente muito jovem, aos 23 anos, para escrever uma autobiografia. Por quê?

“Eu sinto que eu não fiz nada de interessante. Se você pegar todas as coisas legais que aconteceram comigo e colocá-los em forma de livro, você tem uma história curta. Mas se você olhar para Elton John ou Mick Jagger ou Keith Richards, que têm anos e anos de histórias e podem falar sobre décadas, como se fossem um par de dias.”

Antes de se tornar famoso, você viajou constantemente por três anos depois de sair de casa e da escola com a idade de 16 para viver em Londres. Você nunca teve dinheiro suficiente e às vezes dormia ao relento. Quão difícil foi isso?

“Quer dizer, no final do dia, eu estava gostando de fazê-lo. Eu teria feito isso de qualquer maneira. Era o meu hobby, assim como o meu trabalho. Então, eu teria feito isso. Mas havia definitivamente momentos que não foram excelentes.”

Que momentos?

Cantar para ninguém, eu acho. Ter que vender CDs da minha bolsa para comprar bilhetes de trem e alimentos.

Houve uma noite em que dormiu ao relento em um arco aquecido fora do Palácio de Buckingham. Foi surreal voltar como um artista de várias milhões de vendas para tocar no concerto do jubileu de diamante da rainha em 2012?

Muito surreal porque nós realmente passamos pelo arco na entrada no Jubileu. Para ser honesto, eu realmente não vou me debruçar muito sobre o passado. Eu vejo tudo o que fiz nesse período como um apresendizado para o que eu estou fazendo agora.

Você foi elogiado por suas letras inspiradas pela vida real. Será que fica mais difícil experimentar a vida real, por mais famoso que você se tornou?

Eu não sei se eu estou muito preocupado com outras pessoas relacionadas com isso. Eu escrevo música para mim, o que é bastante egoísta, eu suponho. Se eu escrevesse para um público, não seria o motivo certo. Famosos ou não, eu ainda tenho os mesmos problemas que as outras pessoas.

Sua amiga Taylor Swift disse que você tem “o senso de humor de uma criança de oito anos de idade”. Qual é a sua piada favorita?

Como você chama um elefante que não quer dizer nada? Um irrelefante.

Você escreve no livro que muitos de seus contemporâneos que ficaram na escola e foram para a universidade agora estão encontrando dificuldades para conseguir um emprego. E o desemprego juvenil é um problema?

Sim, porque eu acho que as pessoas estão sendo incentivados a tomar a rota que é fácil. Ninguém está realmente sendo contestado. Na minha escola, Thomas Mills Liceu [em Framlingham, Suffolk], fez seu trabalho do ano, foi para nos levar as melhores notas porque isso iria obter o melhor relatório Ofsted. Seu trabalho não era para descobrir o que nos faz funcionar. Foi para obter as notas. As pessoas não são incentivados a pensar. Você pode fazer GCSE, A-levels, uni, mas então você tem 24 e 20 mil em dívidas. Se você sabe que você quer ser um médico, vá e obtenha um diploma … Mas se você quer trabalhar em uma emissora de rádio, não ter um diploma na radiodifusão, ir e fazer o chá para uma emissora de rádio. Se você deseja estar no meio das artes de qualquer forma – jornalista, músico, fotógrafo – começar e trabalhar para alguém. Havia apenas duas pessoas no meu ano que não foram para a universidade – eu e um companheiro que deixou aos 16 anos, porque ele queria trabalhar para esta empresa de seguros. Ele é agora um proprietário.

O que a sua fama tem sido para seus pais?

É bom, porque eles não se preocupam tanto. Eu acho que foi estranho para eles, porque eles são tratados de forma diferente por pessoas que conheço há anos. Eu só acho que foi uma mudança ímpar para todos.

É verdade Gordon Burns, o ex-apresentador de Krypton, é seu primo em segundo grau?

Sim, mas eu só descobri quando eu jogava Manchester Apollo. Foi quando eu o conheci. Eu também tenho parentescos de segundo grau com cerca de 100 outras pessoas.

Você já recebeu cartas de fãs estranhas ou memoráveis?

Recebo emails muito legais. Meus fãs são muito criativos e artísticos para coisas comopintar e escrever. Eu conheci um fã fora de um show que fiz em Nashville e ela me deu um livro que ela tinha acabado de publicar e foi um bestseller do New York Times, que foi muito, muito legal.

Qual o nome do livro?

Eu não me lembro. Está na minha mala. Vou lê-lo …

Você já falou sobre o NME ser seu inimigo. Ele deu ao seu primeiro álbum quatro de 10 estrelas e descreveu você como “antiquado e manso”. O que você acha do NME agora?

Uh … Tornou-se um pouco irrelevante, para ser honesto. Acho que on-line ele ainda tem algum poder, mas sua circulação diminuiu bastante. Eu acho que há muitas opiniões em revistas.

É verdade que em um estágio da carreira você pensou em mudar seu nome na esperança de conseguir um contrato de gravação?

Sim, sim. Houve um momento na minha vida, cerca de quatro ou cinco meses antes de as coisas realmente explodirem, quando eu pensei em mudar meu nome para um novo começo.

O que?

Curiosamente, redward. Edward com um “R”. Como em Jedward, que veio depois.

Muita sorte você não ter feito isso, então …

Sim.

Você já se sentiu sob pressão para mudar a sua imagem ou obter um estilista?

Não, porque eu sinto que as crianças me vêem com muito estilo, há uma desconexão do tipo normal-alta rua que não sabe sobre coisas de designer. Você se lembra de quando as meninas vieram Aloud e eles estavam apenas em Topshop? Foi perfeito, porque todas as meninas sentiram que poderiam ir para Topshop. Se você faz alguém olhar muito para você como uma estrela, você não vai ter qualquer ligação com seus fãs. Quando eu explodi, eu consegui ficar por usar calças jeans, uma camiseta e um moletom. Eu tinha revistas de moda todos os homens me dizendo o quanto unstylish eu era, mas depois eu fui para casa e todos os meus companheiros estavam vestindo a mesma coisa.

Você já pensou de tingir seu cabelo?

Sim, quero dizer … eu não sei. Nós temos uma coisa estranha na Inglaterra com o cabelo vermelho. Mas o que eu sei é que ter essa cor de cabelo me fez destacar-me de centenas de outros cantores e compositores. Ter o cabelo laranja me fez memorável. Você se lembra do, “garoto gordinho laranja.”

Você recebeu críticas por isso na escola?

Sim, é claro. Mas eu acho que a escola é muito parecido com a vida real: todo mundo tem algo de errado com você. As pessoas descobrem essas coisas e empurrar os botões.

Você diz no livro que, quando você recebe um “número desconhecido” no seu telefone, você não tende a respondê-las. Por que isso?

Erm … Eu tenho algumas ameaças de morte desde o início. É por isso. Não é uma ótima maneira de começar a manhã. Foi o que aconteceu logo depois que explodiu para mim, por volta de junho de 2011.

Mas também dizem que quando Elton John [Sheeran é representado pela companhia de John] liga, ele sempre aparece como um “número desconhecido”, então como é que se diferenciar?

Sim, mas você sabe quando é ele, porque você recebe um e-mail antes de dizer que ele vai chamar.

Ed Sheeran: A Visual Journey é publicado pela Cassell (£ 18,99).

Fonte: The Guardian
Tradução e Adaptação: Ed Sheeran Brasil

eDsHEERANBR.COM TODOS OS DIREITOS RESERVADOS DESIGN: Gustavo Franco CODIFICAÇÃO: DC DESIGN